Primeira consulta / Orientações iniciais
Na primeira consulta vamos conhecer VOCÊ:
- o motivo da sua consulta, quais os seus objetivos.
- entender a sua história: suas queixas, exames, medicamentos, doenças associadas.
- coletar dados da sua alimentação: como ela se encaixa na sua rotina diária, frente às atividades do dia (trabalho, esporte, estudo), como são as refeições e quais alimentos usualmente consome.
- aferir medidas corporais: como peso, circunferências, exame de bioimpedância (taxas de gordura e de massa magra).
Recomendações:
- Procure trazer os seus últimos exames de sangue, ou outros que julgar necessário.
- Se puder, faça um diário alimentar de 3 dias (horário, tipo de alimento e quantidade). Quanto mais eu conhecer a sua realidade, mais eu poderei ajudar.
- Venha com uma roupa leve para aferirmos as medidas. Para uma boa avaliação da bioimpedânca é recomendável não fazer atividade física no dia e não se alimentar por 2 horas antes da consulta .
Com todos os dados coletados, é momento de cruzá-los e definir os principais pontos de atenção, aqueles que precisam ser primeiramente ajustados, na busca do seu objetivo.
Após alguns dias, as suas orientações e plano alimentar, planejados com base na nossa conversa, serão enviados para o seu e-mail.
Dica: ao receber esse material, procure imprimir, ler com atenção, tirar as dúvidas, e tê-lo sempre à mão, para poder consultar diariamente.
Acompanhamento / Retorno
As consultas de acompanhamento são o espaço para:
- avaliar como foi sua adaptação e as respostas do seu organismo, e falar sobre os seus avanços e dificuldades
- abordar as situações sociais e comportamentos associados a alimentação: excessos no fim de semana, eventos, fome emocional, comer de forma automática.
- aferir medidas corporais
- estabelecermos novas metas
Dica: se você realmente quer melhorar a sua alimentação, então o acompanhamento é parte disso, venha a todos retornos agendados.