Não é novidade pra ninguém que o estilo de vida está fortemente associado com a saúde cardiovascular. O sedentarismo e a má alimentação facilitam a deposição de gordura abdominal, o sobrepeso, o aumento das taxas de triglicérides, LDL colesterol e glicemia, e reduzem o HDL colesterol, que é a fração benéfica e protetora do colesterol.

Dentre as várias estratégias para prevenção de doença cardiovascular e diabetes, a alimentação tem papel fundamental. A sinergia entre os diversos nutrientes de cada alimento tem mais força que os nutrientes isolados, mais um motivo para um prato colorido e variado.

É muito bom saber que os alimentos e seus nutrientes recebem cada vez mais destaque quando se fala em saúde do coração. Artigo recente, divulgado em abril de 2015 na Revista Current Cardiology Reports relaciona grupos de alimentos protetores de infartos e doenças coronárias fatais ou não , bem como os associa com a melhora de marcadores de risco, como o colesterol e a pressão arterial.

Os autores citam as frutas, vegetais, legumes, oleaginosas, grãos integrais, produtos lácteos e peixes. Para o álcool, a dica é consumo moderado. Veja abaixo os benefícios dos compostos bioativos desses alimentos:

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É muito importante incluir esses alimentos na rotina diária de qualquer pessoa.

O que dizer então daqueles que justamente buscam reduzir as taxas de colesterol, triglicérides, melhorar glicemia, controlar pressão sanguínea?!