Os micronutrientes são vitaminas e minerais que devem ser consumidos em dosagens muito pequenas, mas com regularidade. Quando se fala em imunidade, eles são protagonistas.  Há estudos e tabelas que definem o quanto precisamos consumir de cada um diariamente.  Vitamina C, vitamina A, vitamina D, zinco e selênio são alguns deles. Seguem algumas sugestões para garantir esses nutrientes na alimentação.

1 – Frutas no café da manhã e nos lanches. Esse é um hábito que deve ser preservado, seja no verão ou no inverno. Vale até assar no forno, esquentar no microondas ou fazer uma compotinha. Que tal uma fruta picada coberta com iogurte? Se ele fôr rico em próbióticos melhor ainda, já que vai atuar na flora intestinal e assim modular o sistema imunológico local.

2 – Uma sopa de legumes e verduras, rica e variada, é uma preparação simples,  nutritiva e deliciosa numa noite fria.

3 – Lembrando aqui das oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs, amêndoas), que são  ótima fonte dos minerais zinco, selênio e magnésio, e ainda carregam gorduras de boa qualidade, com perfil anti-inflamatório. Uma a duas castanhas de Pará ao dia oferece a necessidade diária de selênio.  Um punhadinho de oleaginosas sempre é um ótimo lanche salgado. Ah, você gosta de um docinho? Então some a elas um punhadinho de gojyberry, cranberry, uva passa ou damasco.